bolo de fubá com iogurte

Ingredientes

1 1/2 xícara de açúcar
3 ovos
1/2 xícara de óleo
200g de iogurte natural
1 1/2 xícara de fubá de milho
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de chá de sementes de erva doce
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de fermento em pó

açucar refinado

 

ovo de galinha

 

oleo vegetal

Iogurte Natural

 

fubá de milho

 

farinha de trigo

erva doce

 

sal marinho refinado

 

fermento quimico em pó

Para preparar a forma de bolo

Óleo spray
Farinha de trigo
Se preferir: papel manteiga

oleo spray  

farinha de trigo

 

papel manteiga

Modo de fazer

Sugestão: Ligue o forno em 180oC (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare a assadeira: Unte uma assadeira retangular para pão de fôrma, ou uma assadeira comum com óleo spray ou comum e jogue um pouco de farinha de trigo espalhando por toda a superfície e laterais. Bata a forma com as mãos para soltar o excesso de farinha e jogue-a fora. Se preferir pode usar papel manteiga para forrar a assadeira. Facilita para lavar depois. Basta apenas cortar um pedaço um pouco maior que a assadeira e forrá-la.

Prepare a massa: Numa tigela bata os ovos com um batedor de claras até começar a espumar, depois junte o açúcar e bata mais um pouco. Acrescente o óleo, o iogurte e a erva doce e misture até ficar homogênio. Depois junte o fubá e a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre para ficar uma massa lisa. Por último, para evitar que pequenas bolinhas fiquem inteiras, peneire com um coador pequeno o fermento em pó e o sal por cima da massa e misture bem. Vire a massa na assadeira previamente untada ou preparada com papel manteiga.

Asse o bolo: Ponha para assar em fôrno médio por aproximadamente 40 minutos. O tempo de assar pode variar um pouco de acordo com o fôrno e a assadeira. Depois de esfriar, desenforme o bolo. Se não tiver usado papel manteiga, use uma faquinha para passar ao redor do bolo e levantá-lo um pouco. Vire a fôrma em cima de uma tábua de corte e desvire novamente o bolo em cima de uma travessa comprida. Caso tenha usado o papel manteiga, basta virar o bolo na tábua e puxar cuidadosamente o papel. Ele se soltará com facilidade e a fôrma ficará sem resíduos. Vire o bolo de cabeça para cima novamente. Se gostar polvilhe o bolo com açúcar de confeitar com a ajuda de um coador pequeno.

DICA: Verifique se o bolo está bem assado com um palito. Espete-o no meio do bolo, se sair limpo está pronto, se ainda tiver algum vestígio de massa crua, deixe assar por mais alguns minutos.

Evite ficar abrindo o fôrno enquanto o bolo está assando. Isso pode solá-lo, ou seja, o bolo não cresce direito e fica com a massa pesada e baixa. Portanto evite abrir o fôrno antes de meia hora.

Utensílios para ajudar no preparo

balança de cozinha

 

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

assadeira para pão de forma

batedeira

 

batedor de claras

 

coador pequeno

 

tabua de cozinha

palito de dente

           

RENDIMENTO: 10 a 12 porções.

Créditos das fotos


 

Busca