header image
Adicionar aos Favoritos !!
HOME
PESQUISAR
Receitas de A a Z
ENTRADAS
- Biscoitinhos
- Canapés e Aperitivos
- Musses Salgados
- Ovos
- Salgadinhos
- Torradas
SALADAS
- Saladas Variadas
PRATOS PRINCIPAIS
- Aves
- Carnes
- Massas e Tortas Salgadas
- Peixes e Frutos do Mar
- Vegetarianos
SOBREMESAS
- Bolos e Tortas
- Bombons
- Doces e Compotas
- Doces Típicos
- Docinhos
- Trufas
- Frutas
- Gelatinas
- Musses e Cremes Doces
- Pavês e Pudins
- Sorvetes e Sorbets
- Suspiros
ACOMPANHAMENTOS
- Abóboras
- Cogumelos
- Grãos e Leguminosas
- Legumes e Frutas
- Raízes, Bulbos e Caules
- Talos e Brotos
SOPAS E CALDOS
- Caldos
- Sopas Claras
- Sopas Cremes
COZINHA AO AR LIVRE
- Churrascos
- Piqueniques
PÃES
- Pães Doces
LANCHES
- Biscoitos e Pipocas
- Cupcakes
- Panquecas e Recheios
- Sanduíches e Sucos
COZINHA TEMÁTICA
- Casamento
- Dia das Crianças
- Dia das Mães
- Dia dos Namorados
- Festa Junina
- Halloween
- Páscoa
COZINHE BRINCANDO
- Caça Palavras
- Dê As Cartas
                                                                        

HOME arrow PRATOS PRINCIPAIS arrow Carnes arrow Pernil de Porco Assado

Pernil de Porco Assado Imprimir
receita de pernil de porco desossado assado

Ingredientes

1 pernil de aproximadamente 10kg (nesta receita foi utilizado um pernil traseiro sem osso)
6 dentes de alho
4 limões
3 colheres de sopa de sal
3 colheres de chá de pimenta do reino preta (de preferência moída na hora)
30 folhas de louro
1 xícara de vinho branco

pernil de porco traseiro sem osso - parte externa


pernil de porco traseiro sem osso - parte interna


alho

limao


sal marinho refinado


pimenta do reino preta

folha de louro seca


vinho branco


 

 

 

Modo de fazer

Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.

Prepare a assadeira: Forre com papel alumínio uma assadeira bem grande que caiba o pernil inteiro ou então use a própria assadeira do fôrno se fôr o caso. Tenha o cuidado de forrar completamente a assadeira, subindo pelas laterais e dobrando para fora. Se o papel alumínio fôr menor que a assadeira, faça uma emenda antes. O pernil deverá assar por várias horas, e isso irá facilitar na hora de lavá-la.

Atenção: Nesta receita foi usado um pernil traseiro desossado. Com osso ele não caberia em um fôrno caseiro comum. Já o pernil dianteiro, por ser menor, pode ser preparado em fornos caseiros com o osso.

pernil de porco traseiro sem osso e com pele temperado - parte externapernil de porco traseiro sem osso e com pele temperado - parte internaPrepare o pernil: Lave todo o pernil com água fria, se desejar. Depois com uma faquinha bem afiada, retire o excesso de gordura nas beiradas e no meio da carne. Não retire a pele e nem a gordura que fica por debaixo dela. pernil de porco temperadoAo assar a pele ficará crocante e a gordura abaixo dela se dissolverá deixando a carne mais macia e saborosa. Com a ponta da faquinha fure todo o pernil por todos os lados inclusive no lado da pele. Depois esfregue o sal, a pimenta e o alho espremido por todo ele. Esprema os limões e derrame metade do suco e um pouco de vinho branco por baixo e depois espalhe algumas folhas de louro. Vire o pernil com a pele para cima, derrame o restante do suco dos limões, mais um pouco do vinho e espalhe as folhas de louro que sobraram. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve a geladeira por pelo menos 24 horas para pegar gosto.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não reagem com a acidez de alguns alimentos e também não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos.

Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

pernil de porco assando sem cobrirpernil de porco assando cobertoAsse o pernil: Leve o pernil ao fôrno para assar ainda coberto com papel alumínio e deixe que asse por 3 horas assim. Coloque na posição mais baixa do fôrno para que o calor se distribua melhor e se concentre na parte debaixo. Isso irá cozinhar a carne sem pernil de porco assadopernil de porco assando semi-cobertoque o pernil resseque ou dore. Depois retire o papel e regue todo o pernil com o caldo dos temperos que se formou no fundo da assadeira. Continue assando o pernil sem o papel alumínio por cima para que ele comece a dourar e a pele forme uma casquinha crocante por cima. pernil de porco assado fatiadoAbra o fôrno de vez em quando para regar o pernil com o caldo que vai ser formando e refrescá-lo com o restante do vinho branco aos poucos. Se perceber que a pele está ficando muito dourada, cubra parcialmente o pernil com uma pedaço de papel alumínio, a fim de evitar que ele se queime antes de estar no ponto. Um pernil desse tamanho vai levar aproximadamente entre 4 e 5 horas para ficar pronto, porém o tempo pode variar de acordo com o fôrno.

DICA: Evite que o papel alumínio fique grudado no pernil nas primeiras horas que ele fôr ao fôrno, para que a pele não agarre nele e se solte do pernil quando fôr descobrí-lo para terminar de assar.

 

Utensílios para ajudar no preparo

medida padrão para colher


medida padrão para xícara


faquinha de ceramica


tabua de cozinha

assadeira retangular grande


papel aluminio


moedor de pimentas


tubo de silicone para descascar alho

espremedor de alho


espremedor de frutas


 
 

RENDIMENTO: 50 a 60 porções.

Créditos das fotos



Copyright © 2007 - Todos direitos reservados a Kerdna Produção Editorial Ltda.
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização.