Carne Assada Recheada

Ingredientes

1 kg de lagarto redondo
1 pedaço de linguiça no comprimento da carne
1 cenoura média
6 folhas de louro
Suco de 1 limão
1 cebola roxa
2 dentes de alho
1 colher de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de óleo
200ml de molho de tomate
Água quente

lagarto redondo

 

linguiça calabresa

 

cenoura

folha de louro

 

limao

 

cebola roxa

alho

 

pimenta do reino preta

 

sal marinho

óleo vegetal

 

molho de tomate

 

água quente

Modo de fazer

Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.

Prepare a carne: Nessa receita de carne assada, se desejar lavar a carne antes de prepará-la, faca isso sob água corrente e fria e tome cuidado com os respingos. Com uma faca bem afiada e sobre uma tábua de corte, retire a gordura em excesso da carne. Perfure toda a carne com um garfo grande de cozinha para que o tempero penetre bem e fique muito gostoso. Com a faca faça um furo no meio da carne, atravessando-a no sentido de seu comprimento de um lado ao outro. Esse furo deve ser de diâmetro suficiente para caber a linguiça e a cenoura.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica não enferrujam. São bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos.

Prepare o tempero: Descasque os dentes de alho com uma faquinha ou use um descascador apropriado. Esprema o alho com um espremedor ou corte bem pequeninho com uma faquinha. Junte o suco do limão, o sal e a pimenta e com esse tempero esfregue toda a carne por fora e dentro do furo central. Espalhe as folhas de louro por toda a carne e deixe na geladeira de um dia para o outro para acentuar o sabor se quiser.

Prepare o recheio: Lave a linguiça sob água fria, se desejar e deixe secar. Com uma faquinha afiada ou descasque a cenoura ou use um descascador de legumes, corte as duas extremidades e jogue fora. Corte a cenoura ao meio no sentido do comprimento e reserve.

Recheie a carne: Com cuidado enfie a linguiça no furo feito na carne, procurando fazer com que ela preencha o espaço do começo ao fim. Enfie também as metades da cenoura no furo em cada lado da linguiça.

Prepare a carne: Em fogo alto, aqueça o óleo em uma panela de pressão e quando estiver quente coloque a cebola para dourar sem deixar queimar. Quando estiver douradinha coloque a carne e vá virando-a com o garfo grande para que doure por igual. Pingue água de vez em quando para soltar as borras do fundo, isso irá ajudar a dourar a carne.

Quando estiver bem dourada, acrescente água fervente até o meio da carne e tampe a panela de pressão segundo as instruções do fabricante. Deixe cozinhar em pressão por 25 minutos ao todo. Ao final, abra a panela e deixe cozinhar em fogo brando até que a água seque. Depois que a água de cozimento secar quase toda junte o molho de tomate e deixe apurar (engrossar) um pouco. É normal a carne encolher e a linguiça e a cenoura não. Corte a carne com faca elétrica ou uma faca bem afiada. Sirva quente e acompanhada das sugestões acima ou de sua preferência.

Utensílios para ajudar no preparo

balança de precisão

 

medidas-padrão para colheres

 

faca de ceramica

 

tábua de corte

garfo para carnes

 

descascador de alho

 

espremedor de alho

 

moedor de pimenta

espremedor de frutas

 

descascador de legumes em formato de faca

 

panela de pressao

 

faca elétrica

RENDIMENTO: 10 porções.

Créditos das fotos


 

Busca