header image
Adicionar aos Favoritos !!
HOME
PESQUISAR
Receitas de A a Z
ENTRADAS
- Biscoitinhos
- Canapés e Aperitivos
- Musses Salgados
- Ovos
- Salgadinhos
- Torradas
SALADAS
- Saladas Variadas
PRATOS PRINCIPAIS
- Aves
- Carnes
- Massas e Tortas Salgadas
- Peixes e Frutos do Mar
- Vegetarianos
SOBREMESAS
- Bolos e Tortas
- Bombons
- Doces e Compotas
- Doces Típicos
- Docinhos
- Trufas
- Frutas
- Gelatinas
- Musses e Cremes Doces
- Pavês e Pudins
- Sorvetes e Sorbets
- Suspiros
ACOMPANHAMENTOS
- Abóboras
- Cogumelos
- Grãos e Leguminosas
- Legumes e Frutas
- Raízes, Bulbos e Caules
- Talos e Brotos
SOPAS E CALDOS
- Caldos
- Sopas Claras
- Sopas Cremes
COZINHA AO AR LIVRE
- Churrascos
- Piqueniques
PÃES
- Pães Doces
LANCHES
- Biscoitos e Pipocas
- Cupcakes
- Panquecas e Recheios
- Sanduíches e Sucos
COZINHA TEMÁTICA
- Casamento
- Dia das Crianças
- Dia das Mães
- Dia dos Namorados
- Festa Junina
- Halloween
- Páscoa
COZINHE BRINCANDO
- Caça Palavras
- Dê As Cartas
                                                                        

HOME arrow LANCHES arrow Biscoitos e Pipocas arrow Pipoca Amanteigada

Pipoca Amanteigada Imprimir
pipoca amanteigada

Ingredientes

1/2 xícara de milho de pipoca
3 colheres de sopa de óleo vegetal
5 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de chá de sal

milho de pipoca
Milho de pipoca


óleo vegetal
Óleo vegetal


manteiga
Manteiga

sal
Sal


branco
 


branco
 

 

 

Modo de fazer

Prepare a manteiga: Derreta a manteiga em uma panela pequena ou no microondas até ela ficar líquida. Reserve.

Prepare a pipoca: Para preparar pipoca pode-se usar uma panela comum, uma panela especial (pipoqueira), uma máquina de preparar pipoca com ar quente ou o microondas:

fazendo pipoca em panela comumNa panela comum: Coloque o milho de pipoca e o óleo numa panela grande, tampe e ponha para aquecer. Segure a panela com uma mão e a tampa com a outra e mexa a panela para movimentar os grãos e aquecê-los uniformemente sem que se queimem. Depois de +/- 1 minuto os grãos começarão a estourar e por volta dos 3 minutos terminarão. Não abra a panela enquanto os grãos estiverm estourando. Quando os estouros diminuírem, retire a panela do fogo.

fazendo pipoca na pipoqueiraNa pipoqueira: Nesta panela especial o preparo da pipoca é bem mais simples porque ela possui uma pequena manivela no centro que permite misturar os grãos durante todo o tempo de preparo sem ter que mexer com a panela. Da mesma forma, coloque o milho de pipoca e o óleo na pipoqueira, tampe e ponha para aquecer. Gire a manivela durante todo o tempo de preparo, que será o mesmo que em uma panela comum. Depois retire a pipoqueira do fogo quando os estouros diminuírem.

DICA: Ao preparar pipocas em panelas comuns ou especiaistome o cuidado de não enchê-las muito se quiser fazer uma quantidade maior. Lembre-se que o óleo deve cobrir todo o milho de pipoca e estes não devem formar mais que uma camada no fundo da panela.

fazendo pipoca na máquina de ar quenteNa máquina de ar quente: Para preparar pipocas na máquina é necessário colocar somente a quantidade de milho de pipoca indicada pelo fabricante. Não coloque óleo. Ligue-a, deixe aquecer e aos poucos os estouros começarão. As pipocas serão empurradas para fora à medida que estouram, portanto coloque uma tigela ou bacia à frente da máquina para recebê-las.

DICAS: É possivel também derreter a manteiga na tigelinha superior da máquina. A mesma que serve para medir a quantidade de milho. Coloque aí a manteiga e ela derreterá com o calor gerado pela máquina para estourar o milho.

Pipocas preparadas nessas máquinas não são oleosas e por isso servem também para serem usadas em guirlandas decorativas ou qualquer outro tipo de decoração.

No microondas: Evite usar saquinhos de pipocas pré-preparadas para microondas. Apesar de muito práticas, elas não são muito saudáveis, devido à química usada neles. É possível preparar uma gostosa pipoca no microondas usando acessórios apropriados para isso ou um saquinho de papel, desses para embrulhar lanches ou pães.

fazendo pipoca com manteiga no microondas- Acessórios próprios: Existem diferentes tipos de acessórios para preparar pipocas no microondas. Porém a maneira de proceder é quase sempre a mesma. Como na máquina de ar quente, não se deve colocar óleo. Basta apenas colocar a quantidade de milho de pipoca recomendada pelo fabricante, fechar e programar o microondas conforme as instruções. É possível também colocar a manteiga na parte superior, e deixar que ela se derreta sobre a pipoca à medida que estoura. Depois disso é preciso somente salgá-la.

fechando saco de papel- Saquinho de papel: Use um saquinho de papel marrom para fazer a sua própria "pipoca de microondas". Para isso, use metade das medidas dos ingredientes recomendados acima. Abra o saquinho e coloque o milho de pipoca. Feche o saquinho, voltando ao seu formato original quando fechado, apertando para retirar o ar. Faça uma pequena dobra na parte superior e feche com um pedaço de fita adesiva crepe. Coloque-o deitado no microondas por 2 minutos na potência de 800W ou ajuste para preparo de pipoca se o seu microondas tiver essa função. Depois de pronto, retire do microondas e abra o saquinho com cuidado por causa do vapor que vai se formar.

DICA: Desligue o microondas e retire o saquinho assim que perceber que os estouros diminuíram. O tempo de preparo pode variar de acordo com o microondas e a qualidade do milho de pipoca.

colocando manteiga na pipocaTempere a pipoca: Vire as pipocas numa tigela ou bacia grande e salpique o sal por cima. Depois vire, em fio, a manteiga derretida em movimentos desuniformes sobre a pipoca ainda quente e sirva a seguir.

DICA: Use sal refinado bem fininho para temperar as pipocas. Ele adere melhor e dá mais sabor.

 

Utensílios para ajudar no preparo

colheres medidas
Colheres medidas


xícaras medidas
Xícaras medidas


panela pequena
Panela pequena


microondas
Microondas

panela grande
Panela grande


pipoqueira
Pipoqueira


máquina de fazer pipoca com ar quente
Máquina de pipoca


pipoqueira para microondas
Aces. p/ microondas

saco de papel
Saco de papel


fita adesiva crepe
Fita adesiva crepe


tigela
Tigela


branco
 

RENDIMENTO: 4 a 5 porções

Créditos das fotos



Copyright © 2007 - Todos direitos reservados a Kerdna Produção Editorial Ltda.
Este material não pode ser publicado, reescrito ou redistribuído sem autorização.