receita empada palmito

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

1 vidro grande de palmito
2 tomates
1 cebola média
5 colheres de sopa de azeite
1/2 xícara de cebolinha
1/2 xícara de salsinha
1 colher de chá de sal
1 colher de café de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
1/2 xícara de chá de leite
2 colheres de maizena

palmito em conserva

 

tomate

 

cebola

azeite de oliva extra virgem

 

cebolinha verde fina

 

salsa

sal marinho refinado

 

pimenta do reino preta

 

leite

maizena

       

SUGESTÃO DE OUTROS INGREDIENTES PARA O RECHEIO

Azeitonas pretas picadas
Ervilha

azeitona preta sem caroço  

ervilha em conserva

INGREDIENTES PARA A MASSA

700g de farinha de trigo
350g de margarina vegetal (não usar margarinas dietéticas)
3 colheres de sopa de cachaça
1 colher de chá de sal
3 gemas

farinha de trigo

 

manteiga

 

cachaça

sal marinho refinado

 

gema de ovo

   

INGREDIENTES PARA PINCELAR

2 gemas
1 colher de sopa de azeite

gema de ovo

 

azeite de oliva extra virgem

PREPARO

Prepare os tomates: Os tomates para usar no recheio devem estar sem as peles e as sementes. Para retirar as peles dos tomates basta fazer um pequeno corte em cruz na parte de baixo (oposta ao cabinho), mergulhá-los em água fervendo por alguns segundos e puxar a pele, começando pelo corte em cruz. Ela se soltará completamente sem desperdícios. Então corte os tomates e retire as sementes com os dedos. Depois pique-os em pequenos pedaços.

Prepare os palmitos e temperos: Escorra os palmitos e corte-os também em pedaços. Descasque a cebola e pique-a bem pequenininho. Lave bem a cebolinha e a salsinha e pique bem fininho.

Prepare o recheio: Dissolva a maizena no leite e reserve. Ponha o azeite numa panela e aqueça-o. Acrescente a cebola e os tomates picados e deixe refogar até o tomate desmanchar. Junte o palmito, a cebolinha, a salsinha, o sal, a pimenta e a maizena dissolvida no leite. Sempre mexendo, deixe cozinhar por alguns minutos para o creme engrossar, mas sem deixar que o palmito se desmanche. Deixe esfriar para rechear as empadinhas.

DICA: A maizena deve ser sempre diluída antes, pois se for adicionada diretamente no próprio recheio ela vai cozinhar rapidamente e formar ¨bolinhas¨ sem engrossá-lo.

Esse recheio pode ser usado para empadões, massas folhadas, risoles, barquetes, panquecas, pastéis, tortas salgadas e etc... Basta apenas diminuir ou aumentar a quantidade de líquido para se ter um recheio mais ou menos cremoso.

Prepare a massa: Despeje a farinha em uma tigela grande e misture com o sal. Em uma xícara dissolva as gemas na cachaça e depois junte à farinha misturando até conseguir uma ¨farofa¨. Acrescente a margarina e misture bem até obter uma massa "podre" (ela é chamada assim, pois fica meio quebradiça). É preciso trabalhar com a massa até que ela forme uma bola grande e uniforme. O aspecto de ¨farofa¨ some completamente.

DICA: Para que a massa fique lisa e bem misturada é melhor usar as mãos, pois o calor delas ajuda a margarina a derreter um pouco e se misturar mais fácil e rapidamente à farinha.

Sugestão: Ligue o fôrno em 180°C (temperatura média) para ir aquecendo.

Prepare as empadinhas: Sempre trabalhando com as mãos, vá pegando pequenos pedaços da massa e forrando cada forminha para empada de forma uniforme ao fundo e nas laterais. Espere o recheio esfriar e encha a forminha já forrada com a massa. Para preparar a tampa da empada é muito simples. Abra um filme plástico de cozinha em cima de uma mesa, ponha um pedaço de massa e cubra com outro filme plástico. Com um rolo de pastel abra a massa lentamente até uma espessura de 5 a 7mm. Retire devagar o filme plástico superior e corte círculos no diâmetro da forminha de empada que está usando. Solte os círculos de massa do plástico de baixo e cubra as empadinhas apertando bem nas bordas para selar.

DICA: Para cortar círculos na massa use xícaras, copos ou tampas de vidros que melhor se adaptarem ao tamanho necessário.

Asse as empadinhas: Arrume-as sobre um tabuleiro e para que fiquem bonitas, coradas e brilhosas depois de assadas, é necessário pincelá-las com gemas antes de colocar no forno. Com um pincel de cozinha, misture as gemas com o azeite em uma xícara para que fiquem menos espessas e pincele as tampinhas das empadinhas por igual. Ponha-as para assar no fôrno pré-aquecido em temperatura média até que fiquem douradas. Isso deve levar uns 20 minutos mais ou menos, mas pode variar de acordo com cada forno.

DICA: Para servir como coquetel, faça empadas pequenas e coloque em forminhas de papel. Facilita aos convidados se servirem e evita engordurar os dedos.

UTENSÍLIOS PARA AJUDAR

balança de cozinha

 

medida padrão para colher

 

medida padrão para xícara

 

panela de inox

peneira

 

moedor de pimentas

 

tijela grande de vidro

 

forma para empadinha

filme plastico

 

rolo para abrir massas

 

assadeira retangular em alumínio

 

pincel de cozinha

RENDIMENTO: 20 unidades médias.

Créditos das fotos


 

Busca