Coxinha de Galinha

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

1 kg de peito de frango sem pele e sem osso (filé de frango)
1 lata pequena de molho de tomate peneirado
1 cubo de caldo de galinha
2 colheres de sopa de maizena

filé de frango

 

molho de tomate peneirado

 

caldo de galinha

maizena

       

SUGESTÃO DE OUTROS INGREDIENTES PARA O RECHEIO

Requeijão Catupiry
Azeitonas verdes picadas
Cenoura picadinha e pré-cozida
Milho
Ervilha

requeijão catupiry

 

azeitonas verdes sem caroço

 

cenoura

milho verde

 

ervilha

   

INGREDIENTES PARA A MASSA

800g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
1 litro de leite integral
2 tabletes de caldo de galinha
1 colher de chá de sal

farinha de trigo

 

manteiga

 

leite

caldo de galinha

 

sal marinho

   

INGREDIENTES PARA EMPANAR

2 ovos
1 xícara de leite
1 pacote de farinha de rosca
Óleo para fritar

ovos

 

leite

 

farinha de rosca

óleo

       

PREPARO

Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.

Prepare o frango: Lave cada pedaço de frango em água corrente e fria, se desejar. Coloque-os numa panela de pressão e depois encha-a de água até quase cobrir o último pedaço. Quebre o caldo de galinha em 4 pedacinhos e ponha um em cada canto da panela. Feche-a conforme as instruções do fabricante e ponha em fogo alto para cozinhar. Quando começar a fazer ruído e vapor, abaixe o fogo. O tempo total (desde que colocou a panela para esquentar) de cozimento deve ser de 25 minutos.

Depois disso retire-a do fogo. Ponha a panela na pia em baixo de um fio de água fria para resfriá-la mais rápido ou deixe que esfrie normalmente para poder abrí-la. Vai notar que a gordura da galinha se separa após o cozimento e esta não deve ser usada no recheio. Com a ajuda de dois garfos pegue cada pedaço, separe a gordura e leve para outra panela. À medida que for transferindo-os, aproveite que ainda estão quentes e desfie-os com os garfos. A carne vai estar macia e praticamente se desmanchando. A água que cozinhou o frango deve ser aproveitada no recheio, pois esta tem o caldo do frango e os temperos. Coe-a com uma peneira para retirar os pedacinhos de gordura cozidos e reserve.

Prepare o recheio: Depois de desfiar todo o frango jogue parte da água reservada por cima. Uma quantidade somente para dar liga ao recheio, que não deverá ficar mole demais. Comece com um pouco e acrescente mais aos poucos se achar necessário tornar o recheio mais cremoso. Acrescente o molho de tomate e a maizena diluída em um pouquinho dessa água. Junte também os outros ingredientes sugeridos ou de sua preferência, para tornar o recheio mais saboroso e colorido, com excessão do requeijão catupiry. Ponha a panela em fogo brando e mexa até engrossar. Deixe esfriar para rechear as coxinhas.

maizena diluídaDICA: A maizena deve ser sempre diluída antes, pois se for adicionada diretamente no próprio recheio ela vai cozinhar rapidamente e formar ¨bolinhas¨ sem engrossá-lo.

Esse recheio pode ser usado para empadões, risoles, massas folhadas, empadinhas, barquetes, panquecas, pastéis, tortas salgadas e etc... Basta apenas diminuir ou aumentar a quantidade de água para se ter um recheio mais ou menos cremoso.

Prepare a massa: Ponha o leite para ferver com a manteiga, o sal e o caldo de galinha. Quando ferver acrescente a farinha aos poucos e mexa até a massa soltar da panela completamente. Deixe esfriar e abra-a até uma espessura entre 5 a 7mm com um rolo sobre uma superfície lisa. Corte círculos com uma xícara, coloque um pouco de recheio no centro de cada círculo de massa. Se for utilizar o requeijão catupiry, ele deve ser acrescentado nessa hora. Coloque uma pequena quantidade (proporcional ao tamanho do salgado que está preparando) com a ajuda de uma colher. Depois feche as pontas dando o formato de coxinha, lembrando de apertar bem nas bordas para evitar que a coxinha se abra ao fritar.

DICA: Quanto mais fina a massa, mais delicada para trabalhar fica, porém mais leve ao paladar. Massas abertas muito grossas acabam deixando os salgados muito "massudos".

Empane e frite as coxinhas: Em um prato fundo bata os ovos com um garfo e misture com o leite. Em outro prato fundo ponha a farinha de rosca. Passe as coxinhas primeiro na mistura dos ovos e leite e depois na farinha de rosca. Em uma panela funda ponha uma quantidade de óleo que cubra as coxinhas, deixe esquentar bem e só então coloque as coxinhas com cuidado com o auxílio de uma escumadeira para evitar queimaduras. Elas estarão prontas quando estiverem douradinhas. Deixe escorrer em um prato forrado com papéis toalha. Sirva quente.

DICA: Somente frite salgadinhos que estejam em temperatura ambiente. Se estiverem congelados eles irão se partir comprometendo o sabor, a textura e a aparência dos salgadinhos.

Para servir como coquetel, faça coxinhas pequenas e espete um palito de dente em cada uma. Facilita aos convidados se servirem e evita engordurar os dedos.

UTENSÍLIOS PARA AJUDAR

balança de precisão

 

medidas-padrão para colheres

 

medidas-padrão para xícaras

 

panela de pressão

caçarola

 

peneira

 

rolo para abrir massas

 

prato fundo

escumadeira

  papel toalha        

RENDIMENTO: 25 unidades médias.

Créditos das fotos


 

Busca