churrasquinho de carne

Ingredientes

1kg de filé mignon
1 limão
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
4 colheres de sopa de azeite

filé mignon

 

limao

 

sal marinho refinado

pimenta do reino preta

 

azeite de oliva extra virgem

   

Guarnição

1 romã
1 pé de alface lisa
2 xícaras de maionese
1 cebola roxa
1 molho de salsinha
1 colher de chá de sal
1 colher de café de pimenta do reino (de preferência moída na hora)
2 colheres de sopa de vinagre de maçã

romã

 

Alface Lisa

 

maionese

cebola roxa

 

salsa

 

sal marinho refinado

pimenta do reino preta

 

   

Modo de fazer

Atenção: Lavar carnes, aves e peixes antes de prepará-los não é recomendado por instituições sanitárias por poder causar contaminações cruzadas. Ou seja, os respingos decorrentes da lavagem podem vir a contaminar outros alimentos preparados e/ou utensílios culinários. Para evitar possíveis contaminações lave bem as mãos antes e depois de manusear esses alimentos e cozinhe-os em temperatura acima de 74°C.

limpando filé mignonPrepare a carne: Lave a carne sob água corrente e fria, se desejar. Com uma faca bem afiada e sobre uma tábua de corte, retire a membrana que cobre a carne e algum excesso de gordura. Corte em bifes e depois em cubos. Ponha numa tigela, tempere com sal, pimenta e suco do limão. Deixe pegando gosto por umas duas horas.

DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos. São muito afiadas e excelentes para cortar carnes e peixes.

Sugestão: Antes de assar os espetinhos, prepare as guarnições.

Prepare a romã: Lave a romã e corte-a ao meio. Depois corte cada metade em quatro partes. Pegue cada pedaço e vire ao avesso, assim fica mais fácil retirar os grãos das frutas. Jogue as cascas e bagaços fora e reserve os grãos.

Prepare as folhas: Despreze as folhas de alface e da salsinha que estiverem machucadas e lave cada uma individualmente retirando todas as impurezas. Deixe de molho uns 20 minutos em uma tigela grande com água e 2 colheres de vinagre branco. Deixe as folhas secarem num escorredor ou use uma centrífuga para salada. Use as folhas inteiras. Arrume-as sobre um prato grande e reserve.

DICA: As folhas para uma salada devem secar bem depois de serem lavadas, pois caso contrário a água restante dilui o sabor da maionese.

Prepare a maionese: Descasque, lave e pique a cebola roxa em pedaços pequenos e numa tigelinha, misture com a maionese, o sal e a pimenta do reino moída. Coloque pequenas porções sobre as folhas de alface e reserve.

Monte os churrasquinhos: Usando espetinhos de madeira ou metal, espete os cubinhos de carne sem espremer muito os pedaços. Com um pincel de cozinha, pincele um pouco de azeite em todos os espetinhos. Asse-os em churrasqueira elétrica ou de carvão. Sirva-os arrumados sobre as guarnições e salpicados com sementes de romã.

Utensílios para ajudar no preparo

medida padrão para colher

 

faca com lamina de ceramica

 

tabua de cozinha

 

tigela grande de vidro

moedor de pimentas

 

espremedor de frutas

 

centrífuga para secar folhas

 

espeto de madeira para churrasquinho

espetinho

 

pincel de cozinha

 

churrasqueira elétrica

 

churrasqueira portátil de carvão

churrasqueira de tijolos

           

RENDIMENTO: 8 a 10 porções.

Créditos das fotos


 

Busca